Psicoterapia Corporal
A PSICOTERAPIA CORPORAL é um espaço (presencial ou online) de cuidado, sendo também uma oportunidade de dar um destino ao sofrimento e às dores do existir. O trabalho construído entre a(o) paciente e o terapeuta acontece do modo singular para o tempo e a necessidade de cada pessoa, onde a fala, a escuta e as intervenções clínicas tenham um lugar seguro, ético e afetuoso. Muitas dúvidas e angústias acompanham a jornada psicoterapêutica, por isso a pessoa se escuta, se olha, se desvenda e se imagina a partir de outros ângulos, podendo então, decidir que caminho seguir.
Mais que acolher, o terapeuta corporal observa, acompanha e estimula a(o) paciente a usar seus recursos psíquicos, emocionais e energéticos para se desenvolver de maneira mais amadurecida, vibrante e criativa. Esta abordagem entende que os conflitos psíquicos e emocionais estão necessariamente ancorados no corpo. É indicada a todas as pessoas que buscam qualificar os espaços afetivos de contato consigo e com o outro, ampliando as perspectivas sobre si diante dos enfrentamentos da vida.
Psicoterapia Online
A PSICOTERAPIA ONLINE tem sido uma estratégia de cuidado fundamental diante da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19). O Conselho Federal de Psicologia (CFP) reforça a possibilidade de exercício profissional do Psicólogo via atendimentos online devido o necessário isolamento social.⠀
Esta modalidade terapêutica tende a funcionar de forma adaptada, de acordo com as possibilidades e preferências que cada paciente apresenta. A comunicação entre o psicoterapeuta e o paciente será por meio de softwares e aplicativos de mensagens audiovisuais, tais como o Skype, WhatsApp, etc. Todos esses softwares/aplicativos mais utilizados possuir versões compatíveis com os sistemas operacionais mais utilizados nos smartphones. ⠀
⠀
Recomenda-se que o participante escolha um local isolado e silencioso para participar das sessões, que possuem tempo de duração estimado em 50 minutos, podendo variar de acordo com avaliação do psicólogo. Em um ambiente calmo e tranquilo, o paciente pode expor sem reservas seus questionamentos de modo mais pessoal, uma vez que para algumas pessoas esse tipo de conversa ainda é uma barreira.
Reiki
REIKI Tradicional Japonês é uma terapia integrativa e complementar que atua na vitalização e no fortalecimento da pessoa, envolvendo a autorregulação espontânea e harmonização físico-energética do corpo (meridianos, órgãos, glândulas, tecidos e sistemas). Eficiente e eficaz nos desbloqueios emocionais e psíquicos, estimulando também o sistema imunológico. Atua no tratamento da ansiedade, depressão, cefaléia, algias, uso prejudicial de álcool, drogas e doenças cronificadas como hipertensão e diabetes. Os bons resultados desta técnica dependem da implicação da pessoa no cuidado de si em relação ao ciclo de sono e vigília, alimentação, exercícios físicos e afetivos. É um sistema terapêutico ministrado pela imposição de mãos, reconhecido e apoiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Brasil.
Acupuntura
ACUPUNTURA é uma terapia milenar de cuidado em saúde, compondo uma das técnicas em Medicina Chinesa Clássica mais conhecida no ocidente. Por meio da aplicação de agulhas em pontos específicos, ela promove a circulação energética (na superfície e nas regiões profundas do corpo) por meio dos meridianos, interligando e harmonizando todo o organismo. As forças específicas do ser humano também são ligadas às forças amplas da natureza, visto na compreensão dos antigos mestres taoístas. Esta visão de mundo, aposta no princípio da unidade da vida, não sendo possível separar as realidades ditas psíquicas, emocionais, espirituais, culturais, filosóficas, políticas etc.
Assim, a ideia de saúde também é entendida de maneira ampliada, pois a acupuntura não foca na doença em si, mas no conjunto de sinais e sintomas que estão bloqueando a força e a potência do corpo. Portanto, esta terapêutica visa captar e mobilizar o Qi (energia) presente em todas as coisas, para interferir nos órgãos e vísceras que não estão cumprindo a sua função vital. O diagnóstico e o plano de tratamento são realizados a partir da observação dos padrões energéticos da pessoa: localização das dores, temperatura predominante (calor/frio), respiração, coloração da pele, ciclo de sono e vigília, alimentação, estado de vitalidade dos olhos, pulso e língua, além dos pensamentos e emoções predominantes.
Auriculoterapia
AURICULOTERAPIA é uma técnica cientificamente comprovada e reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), baseada no entendimento da orelha como um microssistema capaz de refletir o corpo inteiro. Os pontos auriculares devidamente estimulados, atuam prontamente nas terminações nervosas que correspondem aos órgãos desarmonizados. Atualmente é considerada uma técnica complementar à Acupuntura e os resultados mais conhecidos são: auxilio no processo de emagrecimento, tabagismo, enxaqueca, insônia, depressão, dores corporais, desânimo e ansiedade.
Auriculoterapia
AURICULOTERAPIA é uma técnica cientificamente comprovada e reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), baseada no entendimento da orelha como um microssistema capaz de refletir o corpo inteiro. Os pontos auriculares devidamente estimulados, atuam prontamente nas terminações nervosas que correspondem aos órgãos desarmonizados. Atualmente é considerada uma técnica complementar à Acupuntura e os resultados mais conhecidos são: auxilio no processo de emagrecimento, tabagismo, enxaqueca, insônia, depressão, dores corporais, desânimo e ansiedade.
Ventosaterapia
VENTOSATERAPIA é uma técnica associada aos princípios energéticos da Acupuntura, onde são colocados objetos semelhantes a copos (Ventosas) que provocam sucção da pele em pontos específicos, produzindo hiperemia (melhoria da circulação do sangue) e, consequentemente, efeitos terapêuticos benéficos. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, tem a propriedade de limpar o sangue das toxinas acumuladas no organismo, produzidas pelos alimentos, água, emoções e outras fontes poluentes. A estagnação do sangue nos músculos das costas ou nas articulações é considerada causa de doenças no diagnóstico energético da MTC. A Ventosa, portanto, é utilizada para melhorar o sistema circulatório, no alívio de dores musculares, lombalgias, dor abdominal, redução de celulite e gordura localizada, além de muitas outras patologias.
Moxabustão
MOXABUSTÃO é uma técnica que integra a Medicina Tradicional Chinesa, baseando-se nos mesmos princípios sobre os canais energéticos utilizados na Acupuntura. Esta prática é utilizada há milênios na China e no extremo Oriente, empregando o uso da combustão das plantas Artemísia Sinensis e Artemísia Vulgaris (secas e em formato de “lã”) para cauterizar e aquecer determinados meridianos do corpo em desarmonia. Trata-se de uma espécie de Acupuntura Térmica, visando penetrar calor e favorecer a circulação de Qi (Energia) e do sangue, tratando síndromes de frio e umidade como a Bronquite, Pneumonia, Asma e Prisão de Ventre. Esta técnica também é recomendada na regulação da menstruação, na vitalidade (Yang) de pessoas debilitadas e no tratamento de problemas de rigidez muscular (dores e contraturas).